wrapper

Sexta, 15 Maio 2015 00:00

Seguro Previdencia

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Você precisa de um plano de previdência?


Uma solução inteligente para a realização dos seus projetos de longo prazo

No dicionário, previdência significa prevenção, precaução e cuidado. Por isso, os planos de previdência são a solução ideal para você cuidar do seu futuro financeiro.

Um plano de previdência pode ajudar você a realizar vários projetos de longo prazo, como o pagamento da educação dos filhos, a conquista de um sonho de consumo, a aquisição de um negócio próprio, o custeio da própria aposentadoria ou a estruturação da sucessão familiar.

Por que investir na previdência complementar?

Os planos de previdência unem os benefícios da aplicação em um fundo de investimento com as vantagens fiscais asseguradas por lei para aplicações de longo prazo.

  • Complementa a aposentadoria
    É a melhor opção para complementar o valor da pensão da Previdência Social e para garantir estabilidade financeira após a sua aposentadoria. A escolha do quanto quer investir e de como vai receber o valor acumulado é totalmente sua.
  • Fácil na hora de investir
    Seu investimento pode ser feito por débito em conta, boleto bancário ou desconto em folha (nos casos de planos corporativos). As contribuições podem ser mensais, esporádicas ou feitas apenas na contratação, e você pode mudar o valor que esta sendo investido, fazer aportes extras sempre que sobrar dinheiro, suspender as contribuições mensais pelo período que quiser ou até mesmo resgatar o valor acumulado em caso de necessidade.
  • Flexível na alocação de investimentos
    É possível investir em diversos perfis de fundos, desde renda fixa, balanceados e multimercado até ciclo de vida (alocação dinâmica de ativos). Além disso, a qualquer momento você pode trocar o fundo de investimentos escolhido ou até mesmo mudar para outra seguradora (portabilidade).
  • Rendimento sem incidência de IR semestral (come cotas)
    O dinheiro que seria usado para o pagamento do imposto potencializa a performance do plano.
  • Possibilidade de opção pelo regime de tributação
    Você pode optar entre as tabelas de tributação Progressiva ou Regressiva. A economia de IR no regime de tributação regressivo pode chegar a 17,5% para recursos investidos por mais de 10 anos.
  • Administração de recursos feita por gestores experientes
    A performance dos investimentos é maxImizada por um portifólio de diversos gestores e especialistas de mercado.
  • Planejamento da sucessão familiar*
    Como não têm obrigatoriedade de participação em inventário, os investimentos em planos de previdência podem ser utilizados no planejamento da sucessão familiar. O pagamento aos beneficiários é feito de maneira rápida, sem burocracia, sem despesas com cartórios, custos advocatícios e sem a incidência do imposto sobre transmissão causa mortis e por doação (ITCMD).

PGBL ou VGBL? - Qual é o plano ideal para você?


Defina o produto certo para você

A escolha da modalidade ideal para o seu investimento é simples: depende da forma com que você faz sua declaração anual de imposto de renda.

PGBL

  • Mais indicado para quem faz a declaração de Imposto de Renda pelo formulário completo.
  • Permite dedução das contribuições até 12% da sua renda bruta anual tributável, diminuindo o valor do imposto a pagar ou aumentando a restituição.
  • A tributação é feita no momento do resgate ou recebimento de renda, sobre todo o montante investido.

VGBL

  • Ideal para quem faz a declaração de IR pelo formulário simplificado ou deseja investir mais do que 12% de sua renda bruta anual tributável.
  • As contribuições não são deduzidas da base de cálculo de IR.
  • A tributação incide no momento do resgate ou recebimento de renda, apenas sobre a rentabilidade do plano.

Definindo o prazo - Quando você quer concluir o seu projeto?


Saber em quanto tempo você quer realizar o seu projeto é muito importante. Isto define o valor que você precisa investir por mês, em que tipo de fundo deve aplicar e que tabela de tributação você deve escolher.

Progressiva ou Regressiva?

Tabela Regressiva
Essa opção é mais vantajosa para quem pretende utilizar seus recursos em um prazo igual ou superior a quatro anos, pois quanto mais tempo as contribuições permanecerem aplicadas, menor será a alíquota de IR. O regime regressivo dá preferência de retirada para as contribuições mais antigas investidas no plano, ou seja, nos resgates parciais seus recursos serão tributados pela menor alíquota possível. Em caso de resgate total, a alíquota incidente será calculada segundo a permanência de cada uma das contribuições investidas no plano. O IR é cobrado exclusivamente na fonte e não pode ser compensado ou restituído em sua Declaração de Ajuste Anual.

Tempo de investimento em anos Alíquota
Até 2 anos 35%
De 2 até 4 anos 30%
De 4 até 6 anos 25%
De 6 até 8 anos 20%
De 8 até 10 anos 15%
Acima de 10 anos 10%

Tabela Progressiva
É mais vantajosa para quem pretende utilizar seus recursos em um prazo igual ou inferior a quatro anos. Na tabela progressiva, o pagamento de IR é feito em duas etapas:

  • 1ª Etapa:Um percentual fixo de 15% é pago na fonte, sobre o total resgatado ou a renda, independentemente do valor.
  • 2ª Etapa:Eventuais diferençasentre o valor de IR pago e o valor devido serão acertadas na Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda.

Isso quer dizer que na Tabela Progressiva o cálculo do IR segue a mesma regra de alíquotas anual da Receita Federal.

Base de cálculo anual em R$ Alíquota % Parcela a deduzir do
imposto em R$
Até 17.989,80 - -
De 17.989,81 até 26.961,00 7,5  1.349,24
De 26.961,01 até 35.948,40 15,0 3.371,31
De 35.948,41 até 44.918,28 22,5 6.067,44
Acima de 44.918,28 27,5 8.313,35

Tabela progressiva para cálculo anual do Imposto de Renda de Pessoa Física para o exercício de 2011, ano calendário de 2010.

Qual é o fundo mais apropriado para o seu projeto?


Uma solução para cada investidor

O perfil de cada investidor reflete a sua maneira de encarar a vida. Quando falamos de um investimento financeiro, cada uma das modalidades (conservadora, moderada e agressiva) está relacionada ao risco que o investidor deseja correr em troca de um determinado rendimento potencial.

  • Perfil agressivo
    Seu objetivo principal é o de aumentar o capital e para isso, aceita grandes riscos de perdas no curto prazo.
  • Perfil moderado
    Mais atento às oportunidades de curto prazo, aceita algum risco no investimento, mas ainda tem como primeiro objetivo preservar o capital. Está disposto a correr um risco adicional e proporcional aos novos ganhos potenciais.
  • Perfil conservador
    Quer segurança nas aplicações e poucas surpresas no caminho. Em geral, é adotado por investidores precisam dispor dos recursos no curto prazo.

Para facilitar essa decisão, além de criarmos uma família completa de fundos de renda fixa, balanceados e multimercado, fomos a primeira seguradora do Brasil a oferecer os fundos ciclo de vida “Minha Aposentadoria”.

Como um piloto automático, os fundosMinha Aposentadoriaunem conveniência e inteligência: você só precisa escolher a data aproximada em que pretende iniciar sua aposentadoria ou resgatar os recursos. No início, os fundos “Minha Aposentadoria” aproveitam as vantagens do longo tempo de investimento para aumentar as aplicações em renda variável e títulos de longo prazo, que proporcionam maior potencial de retorno. Com o passar do tempo, os recursos dos planos são investidos em opções mais conservadoras.

Ler 2566 vezes Última modificação em Sexta, 15 Maio 2015 19:29

Sobre a Empresa

Viver com segurança aumenta a qualidade de vida. Para lhe proporcionar tranquilidade, a Valente Corretora de Seguros surgiu em 2013. Visamos um atendimento personalizado que vai de encontro a realidade e as necessidades de cada cliente, oferecendo em primeiro lugar confiança...

Estrategia

Planejamento financeiro

Telefones Contato

Nossos telefones

OI (31) 98816-8500

TIM (32) 99153-3500

VIVO (31) 99852-3500

CLARO (31) 98236-9800